1/1

Porto Alegre [RS], em 1987.

Currículo Lattes

Portfólio

 

fernanda.fedrizzi[a]gmail.com

  • Fernanda Fedrizzi
  • Fernanda Fedrizzi

Sou arquiteta urbanista, artista e pesquisadora.

 

Minha pesquisa e poética que surgem da minha trajetória como arquiteta urbanista e artista, e como tentativa de compreender as cidades e da percepção da palavra dada como aquela que determina o sentido das coisas. Frequentemente meus trabalhos são atravessados por uma linguagem que está entre os sistemas de catalogação e as lógicas comuns nos escritórios de projeto, sugerindo a relação dos trabalhos com a vida mundana e observação dela. Minha poética acontece no universo dos impressos e das publicações, incluindo desenho, poesia, fotografia, cartografia e outras formas -grafia, ou seja, modos de escrita. Entre os principais conceitos do meu trabalho estão o lugar de vista, de onde vejo o mundo, síntese do olhar e abertura para dentro, e a topofagia, palavra criada por mim para tentar dar conta da complexidade dos lugares que se alimentam de outros lugares, corpos, conhecimentos.

2020 - ????  Bacharelanda em História da Arte

               Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2018 - 2020  Mestra em Artes Visuais

               TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as                 artes visuais.
             
 Orientação: Helene Gomes Sacco.

               Processos de criação e poéticas do cotidiano

               Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI)

               Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

2015 - 2016  Especialista em Design Estratégico

               Causa, aspecto da causa e cenários possíveis para reverter as

               experiências emocionais negativas durante a caminhada por

               trechos de ruas através do design estratégico: A Rua General

                Câmara como estudo de caso.
               Orientação: Daniel Prujá.       

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

2006 - 2013  Bacharela em Arquitetura e Urbanismo

 Estruturação de microacessibilidade no Setor
 Histórico-Cultural do Centro Histórico de Porto Alegre

 Orientação: Izabele Colusso.               

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Fui bolsista Capes na UFPel entre abril de 2019 e março de 2020. Também bolsista pelo programa UNIBRAL II/CAPES/DAAD estudando Arquitetura e Urbanismo na Detmolder Schule für Architektur und Innenarchitektur, da Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences (HS-OWL), em Detmold, na Alemanha, em 2012 e na Sungkyunkwan University, em Seul, na Coreia do Sul, em 2013, onde cursei Architectural Design and the Natural Environment, com bolsa cedida pela UNISINOS.

Atualmente participo do projeto de pesquisa Poéticas NO Espaço: investigações, proposições de formas de presença, que busca pensar as formas possíveis de proposições de outros espaços para arte, que integra o projeto de pesquisa Lugares-Livro: dimensões materiais e poéticas, que estabelece reflexões acerca do livro de artista, construindo relações com a comunidade, instaurando debates e promovendo, assim, um intercâmbio entre pesquisas artísticas, corpo docente e discente e público de modo geral, e o projeto de ensino Espaço Dobra: ateliê de publicações artísticas que tem como propósito o estudo e produção de publicações artísticas, todos coordenados pela Profa. Dra. Helene Gomes Sacco e vinculados ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA-UFPEL).

Sou integrante da organização artística Corpórea, juntamente com Amanda Machado e Ana Langone, onde os trabalhos têm como foco a produção cultural e disseminação do pensamento poético.  Tenho um projeto editorial chamado Editora Certerrada, por onde faço minhas autopublicações, que estão disponíveis na lojinha de mesmo nome.