1/1

1987, Porto Alegre [RS]

Currículo Lattes

 

PORTFÓLIO (PT)

PORTFOLIO (EN)

fernanda.fedrizzi[a]gmail.com

  • Fernanda Fedrizzi
  • Fernanda Fedrizzi

Sou arquiteta urbanista, artista e pesquisadora.

 

Dedico minha pesquisa teórico-prática à palavra e à cidade, pensando sobre os processos de criação enquanto materializo meus trabalhos por meio de impressos e publicações de artista, além de desenhos, fotografias, mapas e escritos. Faz parte da minha prática artística a criação de palavras e expressões, pensando sobre a língua e a linguagem. Dentre os neologismos que criei estão topofagia e lugar de vista, conceitos norteadores da minha produção. Possuo um projeto editorial independente, a Editora Certerrada por onde realizo minhas autopublicações, entre elas Notas de pensamentos vagos, Manifesto pelo lugar de vista e Expressões para marear, e também editoro trabalhos de outros artistas no âmbito de publicações digitais e websites. Meus trabalhos resultaram em diversos artigos, como Notas de pensamentos vagos: a publicação de artista como meio de dar outro sentido às palavras e àquilo que nos atravessa e Topofagia e outras Expressões para marear que surgem da escrita sobre o que é percebido, onde reflito sobre meu processo de criação e as questões que me atravessam enquanto artista. Para a continuidade da pesquisa e do desenvolvimento de trabalhos venho pensando sobre as questões do lugar e da palavra no doutorado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS). 

2022         Doutoranda em Artes Visuais

               Orientação: Maria Ivone dos Santos.

               Poéticas Visuais - Linguagens e contextos de criação

               Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)

               Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2020         Bacharelanda em História da Arte

               Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2018 - 2020  Mestra em Artes Visuais

               TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as                 artes visuais.
             
 Orientação: Helene Gomes Sacco.

               Processos de criação e poéticas do cotidiano

               Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI)

               Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

2015 - 2016  Especialista em Design Estratégico

               Causa, aspecto da causa e cenários possíveis para reverter as

               experiências emocionais negativas durante a caminhada por

               trechos de ruas através do design estratégico: A Rua General

                Câmara como estudo de caso.
               Orientação: Daniel Prujá.       

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

2006 - 2013  Bacharela em Arquitetura e Urbanismo

 Estruturação de microacessibilidade no Setor
 Histórico-Cultural do Centro Histórico de Porto Alegre

 Orientação: Izabele Colusso.               

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo, fui bolsista pelo programa CAPES/UNIBRAL II/DAAD na Detmolder Schule für Architektur und Innenarchitektur, da Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences (HS-OWL), em Detmold, na Alemanha, em 2012, onde estudei técnicas de representação, desenho e projeto urbano. Além disso, também estudei na Sungkyunkwan University, em Seul, na Coreia do Sul, em 2013, onde cursei Architectural Design and the Natural Environment (Projeto arquitetônico e o ambiente natural), com bolsa cedida pela UNISINOS. Essas experiências contribuíram para minha curiosidade sobre as divergências e aproximações entre as cidades de diferentes partes do mundo. Vejo as experiências internacionais como um exercício de alteridade e compreensão de como as cidades são pensadas em países com um passado histórico diferente do Brasil

Faz parte do meu processo de criação enquanto artista o manusear, sentir, experenciar impressos e publicações, atividades muito incentivadas pela presença no projeto de ensino Espaço Dobra: ateliê de publicações artísticas, e, ainda, com a participação nos projetos de pesquisa Poéticas NO Espaço: investigações, proposições de formas de presença e Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas, que estabelecem reflexões sobre livros e impressos de artista, todos os projetos são coordenados pela Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAVI/UFPEL). Participo também do grupo de pesquisa Formas de pensar a escultura - Perdidos no Espaço (PPGAV/UFRGS), onde pensamos sobre o espaço público e ações nele realizadas, coordenado pela Profa. Dra. Maria Ivone dos Santos.

---

Sobre meu trabalho

Exposição traz fotografia, memória e espaço urbano
(Agenda cultura 2019-1, UFCSPA)

Quando lugar algum (re)torna-se algum lugar
(Texto de Elivelto Souza)

---

Prêmios

2020 Proposta selecionada e premiada no edital Feevale Fac Digital RS - Exposição online CRISIS - em conjunto com Ana Langone e Amanda Machado., Feevale Fac Digital RS.

2020 Proposta selecionada e premiada em edital da Ação Curatorial Mulheres no Acervo do MALG. Trabalho apresentado: Tecido Urbano. Fotografia, Laboratório de Curadoria do MALG.

 

2019 Proposta selecionada no edital de exposições de artes visuais no Espaço de Artes da UFCSPA 2019 - Exposição Individual: Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar., Conselho de Cultura da UFCSPA (CONCULT).

2019 Proposta selecionada e premiada no edital de exposições da Secretaria de Cultura de Pelotas (SECULT) - em conjunto com Elivelto Souza, Secretaria de Cultura de Pelotas.

2016 3º Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura de Interiores | Gerência Técnica do CAU/SC, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.


2016 1º Lugar na Categoria Profissional no 3ª Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo, Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

2013 Bolsa no Programa 2013 SKKU International Summer Semester, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
 

2012 Bolsa no Programa UNIBRAL II/CAPES/DAAD - Hochschule Ostwestfalen-Lippe.

---

Exposições individuais

​2019 ► O que você escuta quando a cidade chama? Selecionada e premiada em edital. Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas. Sala Inah D’Avila da Costa. Co-autoria de Elivelto Souza. Pelotas/RS. De 27 de julho a 30 de agosto de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar. Selecionada em edital. Espaço de Artes da UFCSPA. De 14 de maio a 22 de junho de 2019. Porto Alegre/RS.

---

Exposições coletivas

2021 Escrever. Selecionado em edital. Mostra virtual de poesia visual.

I Jornada internacional de poesia visual. Online.

2021 ► Parece se tratar de arte. Convite para participação como integrante do projeto de pesquisa Lugares-Livro. Sala Edi Balod, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma/SC. 

​2021 ► 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Online.

2021 ► Tecido urbano. Selecionado e premiado em edital. Ação curatorial Mulheres no acervo do MALG. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Pelotas/RS. Online.

2020 ► Lugar de vista. Ilustração selecionada para integrar a publicação O sol que há em mim, organizado pelo Projeto Samambaia.

2020 ► Pregos sem emprego. Exposição Internacional Objetos que Aproximam: Dentro de Casa. Organizada pelo Museu das Coisas Banais. UFPel. Pelotas/RS. Online.

2020 ► Mudos de Vida. TodAs EscreVemos: Mostra de textos poéticos escritos por mulheres de Porto Alegre/RS. Online.

2020 ► Queria e Próxima Página. Selecionados como parte da produção do Grupo de Pesquisa Lugares-Livro. LivrosLivres. Curadoria Juliana Crispe e Sandra Correia Favero. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC.

2019 ► Manifesto pelo lugar de vista, ou como dilatar o tempo da memória?Pequenas utopias: territórios de conquista. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. Pelotas/RS.

2019 ► Queria. EXTRAPÁGINA. CEHUS. UFPel. De 18 a 22 de novembro de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► Pelotas só para homens: Porto. VI SIGAM - protagonismos de pandora. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 20 a 23 de novembro de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► POA bairro, no singular. ANTE/VER/TER. Pátio do MALG. De 17 a 19 de maio de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► Palavras de quem? Série Cidade só para homens. Indique um livro, de João Bosco e EniIlis. Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink. De 03 a 31 de outubro de 2019. Campinas/SP.

2019 ► Mulhercidade. V Exposição Internacional de Arte Postal. De 18 de setembro a 18 de outubro de 2019. Campinas/SP.

2019 ► Miolo: cartas e Miolo: aberto. Selecionados em chamada. Parque Longe. Feira Tijuana. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 10 e 11 de agosto de 2019. Rio de Janeiro/RJ.

2019 ► Topofagia [v.1]. Afet[o]ar. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 1 a 11 de outubro de 2019. Pelotas/RS.

2017 ► ZARU. Selecionado em edital. Mulher. Galeria de arte Liana Brandão. De 6 a 25 março de 2017. São Leopoldo/RS.

2016 ► Curiosidades de Rua. Selecionado e premiado com 1º lugar na categoria profissional em edital. 3º Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo/RS. Co-autoria de Nathali Chaves e Wagner Malta. e 7 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. São Leopoldo/RS.