Entre objetos de proteção, informações cruzadas e enigmas do estranhamento é possível encontrar a morada secreta onde estão ocultos fascínios e encantamentos que permitem passar por momentos obscuros. A Bibliotheca Pública Pelotense agora é esconderijo de amuletos constituídos entre o mistério e a sedução.
Os livros onde os mistérios estão postos encontram-se na Bibliotheca e para descobrir quais são você deve ir até lá com os códigos.
Não conseguiu achar?
Navegue por aqui.
Fernanda Fedrizzi
Porto Alegre/Brasil, 1987
Artista visual, arquiteta urbanista (Unisinos), mestra em processos de criação e poéticas do cotidiano (PPGArtes/UFPel) e doutoranda em poéticas visuais (PPGAV/UFRGS). Dedica a pesquisa prático-teórica ao lugar e à palavra por meio de publicações de artista. É artista publicadora na Editora Certerrada, seu projeto editorial independente.
Fernanda Fedrizzi is a visual artist born in 1987 in Porto Alegre, in southern Brazil. She is a former architect and urban planner and is currently pursuing a Ph.D. in Visual Poetics at UFRGS. She also works as an independent publisher at Editora Certerrada, a small press where she does editorial production, printing, bookbinding and self-publishes her works.
Currículo acadêmico
2022 ► Doutoranda em Artes Visuais
Orientação: Maria Ivone dos Santos.
Poéticas Visuais - Linguagens e contextos de criação
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2020 ► Bacharelanda em História da Arte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2018 - 2020 ► Mestra em Artes Visuais
TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as artes visuais.
Orientação: Helene Gomes Sacco.
Processos de criação e poéticas do cotidiano
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
2015 - 2016 ► Especialista em Design Estratégico
Causa, aspecto da causa e cenários possíveis para reverter as
experiências emocionais negativas durante a caminhada por
trechos de ruas através do design estratégico: A Rua General
Câmara como estudo de caso.
Orientação: Daniel Prujá.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
2006 - 2013 ► Bacharela em Arquitetura e Urbanismo
Estruturação de microacessibilidade no Setor
Histórico-Cultural do Centro Histórico de Porto Alegre.
Orientação: Izabele Colusso.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
2013 ► intercâmbio (Arquitetura e Urbanismo)
Architectural Design and the Natural Environment
Sungkyunkwan University
Seul/Coreia do Sul
bolsista UNISINOS
2012 ► período sanduíche (Arquitetura e Urbanismo)
Detmolder Schule für Architektur und Innenarchitektur
Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences (HS-OWL)
Detmold/Alemanha
bolsista CAPES/UNIBRAL II/DAAD
Participação em grupos de pesquisa
2022 - hoje ► As extensões da memória: a experiência artística e outros espaços
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Coordenação: Maria Ivone dos Santos
Esta pesquisa enseja criar um espaço interdisciplinar capaz de produzir e responder a complexidade das operações artísticas atuais, envolvendo professor, aluno de artes e comunidade nestes questionamentos. Busca prospectar nos espaços da cidade, públicos e privados, mapeando os conflitos entre subjetividade do artista e os vários jogos que compõem a realidade de uma cidade. Busca desenvolver processos que questionem os espaços urbanos penetrando na teia de relações de poder que constituem uma cidade, desenhando a partir destas impressões, novas proposições artísticas para estes espaços. Enseja abrir nossa prática a outras áreas do conhecimento implicadas, como a Geografia, a Arquitetura e o Urbanismo e a Psicologia Social, criando propostas que as interliguem. Cada uma das três ações que abrimos nesta pesquisa busca trabalhar uma dimensão desta problemática indivíduo e espaço.
2020 - hoje ► Poéticas NO Espaço: investigações, proposições de formas de presença
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Coordenação: Helene Gomes Sacco
O projeto propõe refletir e relacionar produções em arte a partir do conceito de espaço, buscando problematizar e potencializar a forma como a espacialidade dos trabalhos artísticos se apresentam e configuram formas de relação e experiência. Ações, proposições, exposições, publicações, são meios, contextos de acontecimento e situações nos exigem maior reflexão, sendo que o espaço nos trabalhos e a forma como se configuram nunca é neutra, seja se o espaço em questão é o de uma exposição, seja de uma publicação. A partir das produções dos membros do projeto em situações de partilha/extensão com a comunidade, o presente projeto procura observar os espaços pelos quais os trabalhos ocorrem e quais as estratégias de apresentação, acontecimento e experiência com o público estes promovem.O mundo atual exige que voltemos a pensar novas formas de encontro e criação que busquem refletir os novos espaços relacionais, sejam eles em plataformas altamente tecnológicas, sejam as já conhecidas como livros e conteúdos que são acessados também em abundância na internet. Como criar espaços diferenciais? Se a arte opera sempre em modos de encontros (BOURDIEU), como fazer desses encontros uma ação segura e ao mesmo tempo potencializadora de experiência artística. Voltar a pensar o mundo e seus espaços nos convoca a repensar novas formas de ser e de existir com mais resiliência , reflexão que urge trazer no momento atual. Procuramos través do projeto criar estratégias de reflexão sobre quais espacialidades o mundo atual engendra e quais ele necessitará. Refletir as noções de espaço ligadas as ideias de liberdade, confinamento, público e privado, casa e cidade. Através de leitura dirigida estudar as diferentes espacialidades presentes em exposições, ações, proposições, e publicações. Estimular a escrita e a leitura promovendo formas de criação, apresentação e partilha com a comunidade.
2018 - hoje ► Deslocamentos. Observâncias e Cartografias Contemporâneas
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Coordenação: Duda Gonçalves
O grupo de pesquisa propõe a ampliação do debate e da investigação de práticas do deslocamento, da observação e da cartografia na produção artística contemporânea, no que tange a investigação do processo de criação e as práticas de partilha dos artistas. O projeto pretende envolver a leitura e o contato com pensadores que abordem o tema por vários pontos de vista, conceitos e métodos, revelando que é possível traçar muitos mapas, bem como, utilizar a cartografia como método de pesquisa em artes visuais. Além de leituras, também adentraremos as questões do tema pela prática de prospecção em deslocamento pela cidade de Pelotas e região, a fim de mapear e criar narrativas poéticas, articulando teoria e prática. Outrossim, nossa proposição é publicar nossas atividades em exposições, ações artísticas, impressos e eventos diversos. experiência do deslocamentos.
2018 - hoje ► Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Coordenação: Helene Gomes Sacco
O presente projeto objetiva estabelecer reflexões acerca do livro de artista, tanto no que tange a observação de alguns livros, quanto aspectos históricos deste, bem como seu fazer por parte de um determinado grupo de artistas. Objetiva-se ainda estender tais reflexões à comunidade, instaurando debates e promovendo, assim, um intercâmbio entre pesquisas artísticas, corpo docente e discente e público de modo geral. Partindo da investigação, levantamento e análise reflexiva das produções inventariadas na arte contemporânea, propõe-se que concomitantemente o grupo articule relações possíveis com suas pesquisas pessoais na criação de livros seja de únicos ou múltiplos. Esse é o grande objetivo, que a atuação no grupo colabore com o desenvolvimento das pesquisas discentes. Também durante o processo de estudo, elaboração e análise, será parte integrante do trabalho no grupo a reflexão e apresentação dos resultados das pesquisas, assim como a participação de artistas convidados, em comunicações sobre as formas de atuação do Livro de Artista dentro dos processos artísticos contemporâneos. Nossa intenção, a longo prazo, é a criação de um corpo de trabalhos com qualidade e quantidade suficiente para a criação de uma exposição e uma feira de múltiplos.
Prêmios
2022 ► Proposta selecionada e premiada em edital do 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Exposição individual O lugar na palavra. Fernanda Fedrizzi. Casa Fiat de Cultura, Belo Horizonte/MG.
2022 ► Trabalho selecionado em edital do 8º Salão FUNDARTE de Arte 10x10. Publicação de artista Notas de pensamentos vagos. Fernanda Fedrizzi. Fundarte, Montenegro/RS.
2020 ► Proposta selecionada e premiada no edital Feevale Fac Digital RS. Curadoria da exposição online CRISIS. Ana Langone, Amanda Machado e Fernanda Fedrizzi. Feevale Fac Digital/RS.
2020 ► Trabalho selecionado e premiada em edital da Ação Curatorial Mulheres no Acervo do MALG. Fotografia Tecido Urbano. Laboratório de Curadoria do MALG, Pelotas/RS.
2019 ► Proposta selecionada no edital de exposições de artes visuais no Espaço de Artes da UFCSPA 2019 - Exposição individual Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar. Fernanda Fedrizzi. Conselho de Cultura da UFCSPA (CONCULT), Porto Alegre/RS.
2019 ► Proposta selecionada e premiada no edital de exposições da Secretaria de Cultura de Pelotas (SECULT). Exposição individual O que você escuta quando a cidade chama?. Elivelto Souza e Fernanda Fedrizzi. Secretaria de Cultura de Pelotas, Pelotas/RS.
2016 ► Projeto selecionado e premiado com 3º Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura de Interiores | Gerência Técnica do CAU/SC. Projeto de arquitetura de interiores. Fernanda Fedrizzi, Graziella Granata, Josemary Gomes. Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Florianópolis/SC.
2016 ► Trabalho selecionado e premiado com 1º Lugar na categoria profissional no 3ª Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo. Intervenção Curiosidades de Rua. Fernanda Fedrizzi, Nathali Chaves e Wagner Malta. Prefeitura Municipal de São Leopoldo, São Leopoldo/RS.
2013 ► Bolsa no Programa 2013 SKKU International Summer Semester. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
2012 ► Bolsa no Programa UNIBRAL II/CAPES/DAAD. Hochschule Ostwestfalen-Lippe.
Exposições individuais
2023 ► o lugar na palavra. selecionada e premiada em edital do 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Casa Fiat de Cultura. De 05 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024. Belo Horizonte/MG.
2023 ► Unfolding place. Convite realizado por Sarah Bodman. Bower Ashton Library. UWE Bristol. De 06 de setembro a 31 de outubro de 2023. Bristol/Inglaterra.
2019 ► O que você escuta quando a cidade chama? Selecionada e premiada em edital. Co-autoria de Elivelto Souza. Sala Inah D’Avila da Costa. Secretaria de Cultura de Pelotas. De 27 de julho a 30 de agosto de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar. Selecionada em edital. Espaço de Artes da UFCSPA. De 14 de maio a 22 de junho de 2019. Porto Alegre/RS.
Exposições coletivas
2023 ► Manifesto pelo lugar de vista. X COMA: Mundos (Im)possíveis. Galeria Espaço Piloto. Universidade de Brasília. Brasília/DF.
2023 ► Escrever, Queria, Manifesto pelo lugar de vista, cartas...grafias...moventes. Mostra cultural UNIFICA. Galeria A Sala. Centro de Artes. UFPEL. Pelotas/RS.
2023 ► Milímetro, Queria e Lugar de vista. PUBLIQUE! Galeria Jandira Lorenz. Departamento de Artes Visuais. CEART/UDESC. Florianópolis/SC.
2022 ► Notas de pensamentos vagos. Selecionado em edital. 8º Salão FUNDARTE de Arte 10x10. FUNDARTE. Montenegro/RS. Itinerante.
2022 ► 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Ocupa Quindim. Instituto de leitura Quindim. Caxias do Sul/RS.
2021 ► Escrever. Selecionado em edital. Mostra virtual de poesia visual.
I Jornada internacional de poesia visual. Online.
2021 ► Parece se tratar de arte. Convite para participação como integrante do projeto de pesquisa Lugares-Livro. Sala Edi Balod, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma/SC.
2021 ► 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Online.
2021 ► Tecido urbano. Selecionado e premiado em edital. Ação curatorial Mulheres no acervo do MALG. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Pelotas/RS. Online.
2020 ► Lugar de vista. Ilustração selecionada para integrar a publicação O sol que há em mim, organizado pelo Projeto Samambaia.
2020 ► Pregos sem emprego. Exposição Internacional Objetos que Aproximam: Dentro de Casa. Organizada pelo Museu das Coisas Banais. UFPel. Pelotas/RS. Online.
2020 ► Mudos de Vida. TodAs EscreVemos: Mostra de textos poéticos escritos por mulheres de Porto Alegre/RS. Online.
2020 ► Queria e Próxima Página. Selecionados como parte da produção do Grupo de Pesquisa Lugares-Livro. LivrosLivres. Curadoria Juliana Crispe e Sandra Correia Favero. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC.
2019 ► Manifesto pelo lugar de vista, ou como dilatar o tempo da memória?Pequenas utopias: territórios de conquista. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. Pelotas/RS.
2019 ► Queria. EXTRAPÁGINA. CEHUS. UFPel. De 18 a 22 de novembro de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► Pelotas só para homens: Porto. VI SIGAM - protagonismos de pandora. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 20 a 23 de novembro de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► POA bairro, no singular. ANTE/VER/TER. Pátio do MALG. De 17 a 19 de maio de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► Palavras de quem? Série Cidade só para homens. Indique um livro, de João Bosco e EniIlis. Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink. De 03 a 31 de outubro de 2019. Campinas/SP.
2019 ► Mulhercidade. V Exposição Internacional de Arte Postal. De 18 de setembro a 18 de outubro de 2019. Campinas/SP.
2019 ► Miolo: cartas e Miolo: aberto. Selecionados em chamada. Parque Longe. Feira Tijuana. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 10 e 11 de agosto de 2019. Rio de Janeiro/RJ.
2019 ► Topofagia [v.1]. Afet[o]ar. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 1 a 11 de outubro de 2019. Pelotas/RS.
2017 ► ZARU. Selecionado em edital. Mulher. Galeria de arte Liana Brandão. De 6 a 25 março de 2017. São Leopoldo/RS.
2016 ► Curiosidades de Rua. Selecionado e premiado com 1º lugar na categoria profissional em edital. 3º Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo/RS. Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog. Co-autoria de Nathali Chaves e Wagner Malta. e 7 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. São Leopoldo/RS.