top of page
1/1

1987, Porto Alegre [RS]

Currículo Lattes

 

PORTFÓLIO (PT)

PORTFOLIO (EN)

fernanda.fedrizzi[a]gmail.com

  • Fernanda Fedrizzi
  • Fernanda Fedrizzi

Sou arquiteta urbanista, artista e pesquisadora.

 

Dedico minha pesquisa teórico-prática à palavra e à cidade, pensando sobre os processos de criação enquanto materializo meus trabalhos por meio de impressos e publicações de artista, além de desenhos, fotografias, mapas e escritos. Faz parte da minha prática artística a criação de palavras e expressões, pensando sobre a língua e a linguagem. Dentre os neologismos que criei estão topofagia e lugar de vista, conceitos norteadores da minha produção. Possuo um projeto editorial independente, a Editora Certerrada por onde realizo minhas autopublicações, entre elas Notas de pensamentos vagos, Manifesto pelo lugar de vista e Expressões para marear, e também editoro trabalhos de outros artistas no âmbito de publicações digitais e websites. Meus trabalhos resultaram em diversos artigos, como Notas de pensamentos vagos: a publicação de artista como meio de dar outro sentido às palavras e àquilo que nos atravessa e Topofagia e outras Expressões para marear que surgem da escrita sobre o que é percebido, onde reflito sobre meu processo de criação e as questões que me atravessam enquanto artista. Para a continuidade da pesquisa e do desenvolvimento de trabalhos venho pensando sobre as questões do lugar e da palavra no doutorado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS). 

2022         Doutoranda em Artes Visuais

               Orientação: Maria Ivone dos Santos.

               Poéticas Visuais - Linguagens e contextos de criação

               Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)

               Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2020         Bacharelanda em História da Arte

               Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2018 - 2020  Mestra em Artes Visuais

               TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as                 artes visuais.
             
 Orientação: Helene Gomes Sacco.

               Processos de criação e poéticas do cotidiano

               Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI)

               Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

2015 - 2016  Especialista em Design Estratégico

               Causa, aspecto da causa e cenários possíveis para reverter as

               experiências emocionais negativas durante a caminhada por

               trechos de ruas através do design estratégico: A Rua General

                Câmara como estudo de caso.
               Orientação: Daniel Prujá.       

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

2006 - 2013  Bacharela em Arquitetura e Urbanismo

 Estruturação de microacessibilidade no Setor
 Histórico-Cultural do Centro Histórico de Porto Alegre

 Orientação: Izabele Colusso.               

 Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo, fui bolsista pelo programa CAPES/UNIBRAL II/DAAD na Detmolder Schule für Architektur und Innenarchitektur, da Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences (HS-OWL), em Detmold, na Alemanha, em 2012, onde estudei técnicas de representação, desenho e projeto urbano. Além disso, também estudei na Sungkyunkwan University, em Seul, na Coreia do Sul, em 2013, onde cursei Architectural Design and the Natural Environment (Projeto arquitetônico e o ambiente natural), com bolsa cedida pela UNISINOS. Essas experiências contribuíram para minha curiosidade sobre as divergências e aproximações entre as cidades de diferentes partes do mundo. Vejo as experiências internacionais como um exercício de alteridade e compreensão de como as cidades são pensadas em países com um passado histórico diferente do Brasil

Faz parte do meu processo de criação enquanto artista o manusear, sentir, experenciar impressos e publicações, atividades muito incentivadas pela presença no projeto de ensino Espaço Dobra: ateliê de publicações artísticas, e, ainda, com a participação nos projetos de pesquisa Poéticas NO Espaço: investigações, proposições de formas de presença e Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas, que estabelecem reflexões sobre livros e impressos de artista, todos os projetos são coordenados pela Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAVI/UFPEL). Participo também do grupo de pesquisa Formas de pensar a escultura - Perdidos no Espaço (PPGAV/UFRGS), onde pensamos sobre o espaço público e ações nele realizadas, coordenado pela Profa. Dra. Maria Ivone dos Santos.

---

Sobre meu trabalho

Exposição traz fotografia, memória e espaço urbano
(Agenda cultura 2019-1, UFCSPA)

Quando lugar algum (re)torna-se algum lugar
(Texto de Elivelto Souza)

Exposição de Fernanda Fedrizzi discute transformações urbanas e memória

(Roger Lerina, Matinal Jornalismo, 2019)

---

Prêmios

2020 Proposta selecionada e premiada no edital Feevale Fac Digital RS - Exposição online CRISIS - em conjunto com Ana Langone e Amanda Machado., Feevale Fac Digital RS.

2020 Proposta selecionada e premiada em edital da Ação Curatorial Mulheres no Acervo do MALG. Trabalho apresentado: Tecido Urbano. Fotografia, Laboratório de Curadoria do MALG.

 

2019 Proposta selecionada no edital de exposições de artes visuais no Espaço de Artes da UFCSPA 2019 - Exposição Individual: Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar., Conselho de Cultura da UFCSPA (CONCULT).

2019 Proposta selecionada e premiada no edital de exposições da Secretaria de Cultura de Pelotas (SECULT) - em conjunto com Elivelto Souza, Exposição Individual: O que você escuta quando a cidade chama?, Secretaria de Cultura de Pelotas.

2016 3º Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura de Interiores | Gerência Técnica do CAU/SC, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.


2016 1º Lugar na Categoria Profissional no 3ª Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo, Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Trabalho apresentado: Curiosidades de Rua - em conjunto com Wagner Malta e Nathali Chaves.

2013 Bolsa no Programa 2013 SKKU International Summer Semester, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
 

2012 Bolsa no Programa UNIBRAL II/CAPES/DAAD - Hochschule Ostwestfalen-Lippe.

---

Exposições individuais

​2019 ► O que você escuta quando a cidade chama? Selecionada e premiada em edital. Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas. Sala Inah D’Avila da Costa. Co-autoria de Elivelto Souza. Pelotas/RS. De 27 de julho a 30 de agosto de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar. Selecionada em edital. Espaço de Artes da UFCSPA. De 14 de maio a 22 de junho de 2019. Porto Alegre/RS.

---

Exposições coletivas

2022 Notas de pensamentos vagos. Selecionado em edital. 8º Salão FUNDARTE de Arte 10x10. FUNDARTE. Montenegro/RS.

 

2022 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Ocupa Quindim. Instituto de leitura Quindim. Caxias do Sul/RS.

2021 Escrever. Selecionado em edital. Mostra virtual de poesia visual.

I Jornada internacional de poesia visual. Online.

2021 ► Parece se tratar de arte. Convite para participação como integrante do projeto de pesquisa Lugares-Livro. Sala Edi Balod, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma/SC. 

​2021 ► 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Online.

2021 ► Tecido urbano. Selecionado e premiado em edital. Ação curatorial Mulheres no acervo do MALG. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Pelotas/RS. Online.

2020 ► Lugar de vista. Ilustração selecionada para integrar a publicação O sol que há em mim, organizado pelo Projeto Samambaia.

2020 ► Pregos sem emprego. Exposição Internacional Objetos que Aproximam: Dentro de Casa. Organizada pelo Museu das Coisas Banais. UFPel. Pelotas/RS. Online.

2020 ► Mudos de Vida. TodAs EscreVemos: Mostra de textos poéticos escritos por mulheres de Porto Alegre/RS. Online.

2020 ► Queria e Próxima Página. Selecionados como parte da produção do Grupo de Pesquisa Lugares-Livro. LivrosLivres. Curadoria Juliana Crispe e Sandra Correia Favero. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC.

2019 ► Manifesto pelo lugar de vista, ou como dilatar o tempo da memória?Pequenas utopias: territórios de conquista. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. Pelotas/RS.

2019 ► Queria. EXTRAPÁGINA. CEHUS. UFPel. De 18 a 22 de novembro de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► Pelotas só para homens: Porto. VI SIGAM - protagonismos de pandora. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 20 a 23 de novembro de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► POA bairro, no singular. ANTE/VER/TER. Pátio do MALG. De 17 a 19 de maio de 2019. Pelotas/RS.

2019 ► Palavras de quem? Série Cidade só para homens. Indique um livro, de João Bosco e EniIlis. Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink. De 03 a 31 de outubro de 2019. Campinas/SP.

2019 ► Mulhercidade. V Exposição Internacional de Arte Postal. De 18 de setembro a 18 de outubro de 2019. Campinas/SP.

2019 ► Miolo: cartas e Miolo: aberto. Selecionados em chamada. Parque Longe. Feira Tijuana. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 10 e 11 de agosto de 2019. Rio de Janeiro/RJ.

2019 ► Topofagia [v.1]. Afet[o]ar. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 1 a 11 de outubro de 2019. Pelotas/RS.

2017 ► ZARU. Selecionado em edital. Mulher. Galeria de arte Liana Brandão. De 6 a 25 março de 2017. São Leopoldo/RS.

2016 ► Curiosidades de Rua. Selecionado e premiado com 1º lugar na categoria profissional em edital. 3º Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo/RS. Co-autoria de Nathali Chaves e Wagner Malta. e 7 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. São Leopoldo/RS.

bottom of page