Entre objetos de proteção, informações cruzadas e enigmas do estranhamento é possível encontrar a morada secreta onde estão ocultos fascínios e encantamentos que permitem passar por momentos obscuros. A Bibliotheca Pública Pelotense agora é esconderijo de amuletos constituídos entre o mistério e a sedução.
Os livros onde os mistérios estão postos encontram-se na Bibliotheca e para descobrir quais são você deve ir até lá com os códigos.
Não conseguiu achar?
Navegue por aqui.


Sou arquiteta urbanista, artista visual, pesquisadora e editora independente.
Dedico minha pesquisa teórico-prática à palavra e à cidade, pensando sobre os processos de criação enquanto materializo meus trabalhos por meio de impressos e publicações de artista, além de desenhos, fotografias, mapas e escritos. Faz parte da minha prática artística a elaboração de palavras e expressões, pensando sobre a língua e a linguagem. Dentre os neologismos que criei estão topofagia e lugar de vista, conceitos norteadores da minha produção.
Possuo um projeto editorial independente, a Editora Certerrada por onde realizo minhas autopublicações, entre elas Notas de pensamentos vagos, Manifesto pelo lugar de vista e Expressões para marear, e também editoro trabalhos de outros artistas no âmbito de publicações digitais e websites.
Para a continuidade da pesquisa e do desenvolvimento de trabalhos, venho pensando sobre as questões do lugar e da palavra no doutorado em Artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS), na qual ingressei em 2022.
2022 ► Doutoranda em Artes Visuais
Orientação: Maria Ivone dos Santos.
Poéticas Visuais - Linguagens e contextos de criação
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2020 ► Bacharelanda em História da Arte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2018 - 2020 ► Mestra em Artes Visuais
TOPOFAGIAS: poéticas arquitetadas entre cidade, palavra e as artes visuais.
Orientação: Helene Gomes Sacco.
Processos de criação e poéticas do cotidiano
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
2015 - 2016 ► Especialista em Design Estratégico
Causa, aspecto da causa e cenários possíveis para reverter as
experiências emocionais negativas durante a caminhada por
trechos de ruas através do design estratégico: A Rua General
Câmara como estudo de caso.
Orientação: Daniel Prujá.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
2006 - 2013 ► Bacharela em Arquitetura e Urbanismo
Estruturação de microacessibilidade no Setor
Histórico-Cultural do Centro Histórico de Porto Alegre.
Orientação: Izabele Colusso.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo, fui bolsista pelo programa CAPES/UNIBRAL II/DAAD na Detmolder Schule für Architektur und Innenarchitektur, da Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences (HS-OWL), em Detmold, na Alemanha, em 2012, onde estudei técnicas de representação, desenho e projeto urbano. Além disso, também estudei na Sungkyunkwan University, em Seul, na Coreia do Sul, em 2013, onde cursei Architectural Design and the Natural Environment (Projeto arquitetônico e o ambiente natural), com bolsa cedida pela UNISINOS. Essas experiências contribuíram para minha curiosidade sobre distanciamentos e aproximações entre as cidades de diferentes partes do mundo.
Os processos de elaboração, produção editorial, impressão e montagem dos meus trabalhos são realizados por mim e de forma artesanal. Faz parte do meu processo de criação o manusear, sentir, aceitar os erros e experenciar impressos e publicações, atividades muito incentivadas pela presença no projeto de ensino Espaço Dobra: ateliê de publicações artísticas, e, ainda, com a participação nos projetos de pesquisa Poéticas NO Espaço: investigações, proposições de formas de presença e Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas, que estabelecem reflexões sobre livros e impressos de artista, todos os projetos são coordenados pela Profa. Dra. Helene Gomes Sacco (PPGAVI/UFPEL). Participo também do grupo de pesquisa Formas de pensar a escultura - Perdidos no Espaço (PPGAV/UFRGS), onde pensamos sobre o espaço público e ações nele realizadas, coordenado pela Profa. Dra. Maria Ivone dos Santos. Além disso, curso bacharelado em História da Arte (UFRGS), que tem me ajudado a aprofundar questões teóricas e a refletir sobre minha produção.
Sobre meu trabalho
Exposição traz fotografia, memória e espaço urbano
(Agenda cultura 2019-1, UFCSPA)
Quando lugar algum (re)torna-se algum lugar
(Texto de Elivelto Souza)
Exposição de Fernanda Fedrizzi discute transformações urbanas e memória
(Roger Lerina, Matinal Jornalismo, 2019)
Prêmios
2020 ► Proposta selecionada e premiada no edital Feevale Fac Digital RS - Exposição online CRISIS - em conjunto com Ana Langone e Amanda Machado., Feevale Fac Digital RS.
2020 ► Proposta selecionada e premiada em edital da Ação Curatorial Mulheres no Acervo do MALG. Trabalho apresentado: Tecido Urbano. Fotografia, Laboratório de Curadoria do MALG.
2019 ► Proposta selecionada no edital de exposições de artes visuais no Espaço de Artes da UFCSPA 2019 - Exposição Individual: Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar., Conselho de Cultura da UFCSPA (CONCULT).
2019 ► Proposta selecionada e premiada no edital de exposições da Secretaria de Cultura de Pelotas (SECULT) - em conjunto com Elivelto Souza, Exposição Individual: O que você escuta quando a cidade chama?, Secretaria de Cultura de Pelotas.
2016 ► 3º Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura de Interiores | Gerência Técnica do CAU/SC, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.
2016 ► 1º Lugar na Categoria Profissional no 3ª Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo, Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Trabalho apresentado: Curiosidades de Rua - em conjunto com Wagner Malta e Nathali Chaves.
2013 ► Bolsa no Programa 2013 SKKU International Summer Semester, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
2012 ► Bolsa no Programa UNIBRAL II/CAPES/DAAD - Hochschule Ostwestfalen-Lippe.
Exposições individuais
2019 ► O que você escuta quando a cidade chama? Selecionada e premiada em edital. Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas. Sala Inah D’Avila da Costa. Co-autoria de Elivelto Souza. Pelotas/RS. De 27 de julho a 30 de agosto de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► Quando lugar algum [re]torna-se algum lugar. Selecionada em edital. Espaço de Artes da UFCSPA. De 14 de maio a 22 de junho de 2019. Porto Alegre/RS.
Exposições coletivas
2022 ► Notas de pensamentos vagos. Selecionado em edital. 8º Salão FUNDARTE de Arte 10x10. FUNDARTE. Montenegro/RS.
2022 ► 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Ocupa Quindim. Instituto de leitura Quindim. Caxias do Sul/RS.
2021 ► Escrever. Selecionado em edital. Mostra virtual de poesia visual.
I Jornada internacional de poesia visual. Online.
2021 ► Parece se tratar de arte. Convite para participação como integrante do projeto de pesquisa Lugares-Livro. Sala Edi Balod, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma/SC.
2021 ► 1987-1988. Selecionado em edital. Imagem sensível de memórias possíveis. Gabriel Bicho. Online.
2021 ► Tecido urbano. Selecionado e premiado em edital. Ação curatorial Mulheres no acervo do MALG. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Pelotas/RS. Online.
2020 ► Lugar de vista. Ilustração selecionada para integrar a publicação O sol que há em mim, organizado pelo Projeto Samambaia.
2020 ► Pregos sem emprego. Exposição Internacional Objetos que Aproximam: Dentro de Casa. Organizada pelo Museu das Coisas Banais. UFPel. Pelotas/RS. Online.
2020 ► Mudos de Vida. TodAs EscreVemos: Mostra de textos poéticos escritos por mulheres de Porto Alegre/RS. Online.
2020 ► Queria e Próxima Página. Selecionados como parte da produção do Grupo de Pesquisa Lugares-Livro. LivrosLivres. Curadoria Juliana Crispe e Sandra Correia Favero. Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Florianópolis/SC.
2019 ► Manifesto pelo lugar de vista, ou como dilatar o tempo da memória?Pequenas utopias: territórios de conquista. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. Pelotas/RS.
2019 ► Queria. EXTRAPÁGINA. CEHUS. UFPel. De 18 a 22 de novembro de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► Pelotas só para homens: Porto. VI SIGAM - protagonismos de pandora. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 20 a 23 de novembro de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► POA bairro, no singular. ANTE/VER/TER. Pátio do MALG. De 17 a 19 de maio de 2019. Pelotas/RS.
2019 ► Palavras de quem? Série Cidade só para homens. Indique um livro, de João Bosco e EniIlis. Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink. De 03 a 31 de outubro de 2019. Campinas/SP.
2019 ► Mulhercidade. V Exposição Internacional de Arte Postal. De 18 de setembro a 18 de outubro de 2019. Campinas/SP.
2019 ► Miolo: cartas e Miolo: aberto. Selecionados em chamada. Parque Longe. Feira Tijuana. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 10 e 11 de agosto de 2019. Rio de Janeiro/RJ.
2019 ► Topofagia [v.1]. Afet[o]ar. Galeria A Sala. Centro de Artes da UFPel. De 1 a 11 de outubro de 2019. Pelotas/RS.
2017 ► ZARU. Selecionado em edital. Mulher. Galeria de arte Liana Brandão. De 6 a 25 março de 2017. São Leopoldo/RS.
2016 ► Curiosidades de Rua. Selecionado e premiado com 1º lugar na categoria profissional em edital. 3º Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo/RS. Co-autoria de Nathali Chaves e Wagner Malta. e 7 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017. São Leopoldo/RS.
Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima, born in 1987 and still living in Porto Alegre/Brazil. Architect and urban planner (UNISINOS), PhD student in Visual Arts (PPGAV/UFRGS), MA in Visual Arts (PPGAVI/UFPel), Specialist in Strategic Design (UNISINOS) and currently pursuing a BA in Art History (UFRGS). Participates in the research project Formas de pensar a escultura - Perdidos no Espaço (Ways of thinking about sculpture - Lost in Space, IA/PPGAV/UFRGS), Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas (Book-Places: material and poetic dimensions) and Poéticas NO Espaço: investigações, proposições de formas de presença (Poetics IN Space: investigations, propositions of forms of presence, CA/PPGAVI/UFPEL). Dedicates her theoretical and practical research to the word and to the place, reflecting about language and materializing it through printed matter and publications through Certerrada, an independent editorial project.